Saturday, April 26, 2008

Valor da Proposta

O Valor da Proposta (Vp) ou Valor de Venda Corrigido, representa o valor que o empreiteiro concorrente apresentará no concurso da obra.

Este valor determina-se em base ao Valor de Venda obtido (consultar posts anteriores neste blog), e ambos devem ter um valor suficientemente parecido.

Para determinar este valor, é preciso voltar ao Preço de Venda provisório

(Vp=CD+EI+LI), para assim determinar o preço unitário de venda (Pu) da tarefa dimensionada no presente trabalho.

Os preços de venda resultam dos custos de fabrico e de subempreitada acrescidos dos encargos:

Pui=FBui (1+m) + SBui(1+n)

Onde m e n representam o peso do conjunto de encargos que deverão incidir sobre os custos de fabrico (m) e de subempreitada da obra (n), respectivamente, excluindo os encargos de montagem e desmontagem de estaleiro.

Para a determinação destes valores resulta necessário calcular o peso do valor das subempreitadas em relação ao valor total dos custos. Em função do valor obtido desta última relação, será aplicada uma das seguintes expressões:

m = [ Vv – FB – SB(1+n) ] • 100 / FB ; se SB / (FB+SB) < ou = 0.2
m = n= [ Vv – (FB + SB) ] • 100 / (FB+SB); se SB / (FB+SB) > 0.2

Finalmente, o Valor da Proposta (Vp) ou valor de venda corrigido é obtido pelo somatório dos custos de fabrico e de subempreitada acrescidos dos encargos, sendo o Valor da Proposta:

Pu=FBu (1+m) + Sbu(1+n)

Terá de ser considerado que o Valor de Venda e Valor da Proposta não são perfeitamente iguais, pelos arredondamentos efectuados no cálculo do preço de venda unitário.

A este valor, no momento de adjudicação da obra ser-lhe-á aplicado outro factor corrector, a taça de I.V.A em vigor nesse momento. Actualmente esta taça quantificasse em aproximadamente um 20%.

No comments: